No ano de 1959, quando a Ilha do Governador era um bairro de escasso número de escolas e de reduzidos meios de transporte coletivo, um grupo de dezesseis famÃlias teve a idéia de fundar uma escola sem finalidade lucrativa, onde todos se sentissem responsáveis pela sua manutenção e crescimento. Nascia assim a Associação da Escola Modelar Cambaúba , atingindo apenas uma clientela de pré-escolar e das séries iniciais do antigo Curso Primário.
Como a escola não podia concentrar-se somente no atendimento aos filhos desses fundadores, teve de ser aberta a possibilidade de matricular outras crianças, transformando todas as famÃlias interessadas em associados, criando uma cota de participação, mantendo o mesmo espÃrito de finalidade não-lucrativa e concentrando nas mãos dos pais a gerência da Associação. Ficavam assim institucionalizadas as entradas permanentes de novos recursos (além das contribuições naturais de manutenção) e a garantia do interesse de sua gestão pelo constante ingresso de novas famÃlias.
Ao longo do tempo, a instituição cresceu consideravelmente, criando em 1970 o antigo Curso Ginasial e, em 1974, o Segundo Grau; cresceu o seu patrimônio com a compra, através de recursos próprios, do imóvel que então ocupava em 1968 e em 1975 de um prédio contÃguo com empréstimo da Caixa Econômica Federal. Foram construÃdas novas instalações e em 1993 outro imóvel foi adquirido, onde ficaram as novas dependências da Educação Infantil.
A ampliação e a modernização de suas dependências para atender à s exigências do seu padrão de ensino é tarefa que se impõe à s gerações mais novas de associados. Toda a atividade financeira e patrimonial da Associação é, por estatuto, iniciativa e responsabilidade das famÃlias, consideradas como associados, à s quais ,em assembleias, cabe eleger uma Diretoria Executiva, um Conselho de Representantes, um Conselho Fiscal e um Conselho de Ética para operá-la por um prazo de dois anos, cargos estes que não conferem aos seus integrantes qualquer regalia em relação aos demais associados.
A esta Diretoria e a este Conselho de Representantes cabe a indicação de um profissional na área de educação para exercer a função de Diretor Pedagógico da Escola, a quem incumbe a organização da equipe docente e a gestão da vida escolar.
Em 24/06/1993 foi instituÃdo na AEMC o Fundo de Garantia à Educação (FGE). Esse fundo beneficia o aluno em caso de falecimento do associado titular, garantindo-lhe os estudos até a 3ª série do Ensino Médio, exigindo-se apenas uma carência de 24 meses a partir de seu ingresso ou retorno à EMC.
A escola conquistou um alto conceito no Rio de Janeiro. Respaldam o bom padrão de ensino do estabelecimento os resultados finais dos exames vestibulares à s Universidades dos quais participa desde 1977 e os resultados oficiais divulgados pelo Enem/MEC, onde a EMC coloca-se entre as 20 melhores escolas do paÃs!
E que bom ensino é esse? O projeto pedagógico da escola é construÃdo de forma coletiva: equipe de direção, professores, privilegiando ações que contribuam para o desenvolvimento do raciocÃnio lógico e do potencial crÃtico dos alunos, sem esquecer da dimensão humana e cultural, dos valores éticos e estéticos, tentando transmitir e construir o conhecimento acumulado pela humanidade e, quem sabe, produzir novos conhecimentos. Porém, nada se conseguiria se não se atribuÃsse em todas as ações algo simples e grandioso ao mesmo tempo: seriedade.
A AEMC é hoje uma experiência devidamente comprovada, alimentada de um lado pelo entusiasmo de sucessivas gerações de associados, interessados em dotar a escola do que ela precisava para possibilitar uma boa formação a seus filhos; de outro, pela dedicação, o empenho e a qualidade dos profissionais que a serviram - e ainda a servem.
O desafio que se impõe aos novos associados e profissionais em educação é buscar no passado a seiva que deve bem alimentar o presente para conduzir a instituição a um futuro que não desmereça a longa sequência de conquistas conseguidas até esta data.