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No ano de 1959, quando a Ilha do Governador era um bairro de escasso número de escolas e de reduzidos meios de transporte coletivo, um grupo de dezesseis famílias teve a idéia de fundar uma escola sem finalidade historia1lucrativa, onde todos se sentissem responsáveis pela sua manutenção e crescimento. Nascia assim a Associação da Escola Modelar Cambaúba , atingindo apenas uma clientela de pré-escolar e das séries iniciais do antigo Curso Primário.

Como a escola não podia concentrar-se somente no atendimento aos filhos desses fundadores, teve de ser aberta a possibilidade de matricular outras crianças, transformando todas as famílias interessadas em associados, historia2criando uma cota de participação, mantendo o mesmo espírito de finalidade não-lucrativa e concentrando nas mãos dos pais a gerência da Associação. Ficavam assim institucionalizadas as entradas permanentes de novos recursos (além das contribuições naturais de manutenção) e a garantia do interesse de sua gestão pelo constante ingresso de novas famílias.

Ao longo do tempo, a instituição cresceu consideravelmente, criando em 1970 o antigo Curso Ginasial e, em 1974, o Segundo Grau; cresceu o seu patrimônio com a compra, através de recursos próprios, do imóvel que então ocupava em 1968 e em 1975 de um prédio contíguo com empréstimo da Caixa Econômica Federal. Foram construídas novas instalações e em 1993 outro imóvel foi adquirido, onde ficaram as novas dependências da Educação Infantil.

A ampliação e a modernização de suas dependências para atender às exigências do seu padrão de ensino é tarefa que se impõe às gerações mais novas de associados. Toda a atividade financeira e patrimonial da historia3Associação é, por estatuto, iniciativa e responsabilidade das famílias, consideradas como associados, às quais ,em assembleias, cabe eleger uma Diretoria Executiva, um Conselho de Representantes, um Conselho Fiscal e um Conselho de Ética para operá-la por um prazo de dois anos, cargos estes que não conferem aos seus integrantes qualquer regalia em relação aos demais associados.

A esta Diretoria e a este Conselho de Representantes cabe a indicação de um profissional na área de educação para exercer a função de Diretor Pedagógico da Escola, a quem incumbe a organização da equipe docente e a gestão da vida escolar.

Em 24/06/1993 foi instituído na AEMC o Fundo de Garantia à Educação (FGE). Esse fundo beneficia o aluno em caso de falecimento do associado titular, garantindo-lhe os estudos até a 3ª série do Ensino Médio, exigindo-se apenas uma carência de 24 meses a partir de seu ingresso ou retorno à EMC.

A escola conquistou um alto conceito no Rio de Janeiro. Respaldam o bom padrão de ensino do estabelecimento os resultados finais dos exames vestibulares às Universidades dos quais participa desde 1977 e os resultados oficiais divulgados pelo Enem/MEC, onde a EMC coloca-se entre as 20 melhores escolas do país!

historia4E que bom ensino é esse? O projeto pedagógico da escola é construído de forma coletiva: equipe de direção, professores, privilegiando ações que contribuam para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do potencial crítico dos alunos, sem esquecer da dimensão humana e cultural, dos valores éticos e estéticos, tentando transmitir e construir o conhecimento acumulado pela humanidade e, quem sabe, produzir novos conhecimentos. Porém, nada se conseguiria se não se atribuísse em todas as ações algo simples e grandioso ao mesmo tempo: seriedade.

A AEMC é hoje uma experiência devidamente comprovada, alimentada de um lado pelo entusiasmo de sucessivas gerações de associados, interessados em dotar a escola do que ela precisava para possibilitar uma boa formação a seus filhos; de outro, pela dedicação, o empenho e a qualidade dos profissionais que a serviram - e ainda a servem.

historia5O desafio que se impõe aos novos associados e profissionais em educação é buscar no passado a seiva que deve bem alimentar o presente para conduzir a instituição a um futuro que não desmereça a longa sequência de conquistas conseguidas até esta data.