logo Escola Modelar Cambaba
  • Reunião com Associados Novos

    Dirigentes da AEMC e da EMC encontram-se anualmente com os associados novos para apresentarem os aspectos que caracterizam as relações associativas e os aspectos pedagógicos que orientam a Associação e a Escola Modelar Cambaúba – o Estatuto e a Proposta Pedagógica.

  • Aniversário da Escola

    Para manter viva a história de nossa Escola e valorizar a participação de nossos alunos como parte dela, todos os anos, resgatamos situações que permitam pensar a Escola como um ambiente privilegiado para a internalização de valores duradouros.

  • Espaço-arte Cambaúba

    O Espaço-Arte é a grande exposição de Artes Visuais que acontece no final do ano letivo e mostra à comunidade escolar o resultado da expressão criativa dos alunos de todos os segmentos da EMC, embelezada pelas apresentações do Grupo de Teatro Cambaúba – GTC – dos Corais de Pais e Amigos Cambaúba e Coral Cambaúba (de alunos) e do Grupo de Flautas Cambaúba.

  • Expocambaúba

    A ExpoCambaúba é um projeto multidisciplinar e bianual que reúne todos os segmentos em torno de um tema relevante, pesquisado e desenvolvido sob as mais diferentes competências e habilidades. A EXPO transforma professores em orientadores que estimulam nos alunos, sujeitos do processo, o gosto pela pesquisa na construção de vários e novos saberes, como o trabalho em grupo, a autonomia e a socialização dos conteúdos estudados.

  • Festa Junina

    Com a proposta de manter vivas as tradições ligadas à nossa cultura, valorizamos a Festa Junina como uma das mais importantes manifestações populares na construção de nossa identidade. Nela, reconhecemos também a importância da atuação individual e coletiva para o fortalecimento do espírito associativo que marca a nossa Escola.

  • Formação Continuada

    Ser educador é educar-se continuamente pois ensinar e aprender são ações que se interligam. Portanto, para complementar, ampliar e aprimorar a sua formação e também para o aprofundamento de estudos da prática escolar, nossos professores são incentivados a participarem de congressos, seminários e palestras em diferentes instituições ou na própria escola, na condição de assistentes ou mesmo de palestrantes.

  • Semana de Informação Profissional

    O Projeto de Informação Profissional da Cambaúba se caracteriza pelo incentivo à autoanálise do aluno para o reconhecimento de suas habilidades e competências e ao contato com a realidade do mercado de trabalho, em que visitamos instituições de ensino superior e promovemos a Jornada de Informação Profissional que reúne profissionais de todas as áreas em palestras para alunos de 9º ano / EF e Ensino Médio.

  • Jornada Pedagógica

    É o Projeto que inaugura o ano letivo e que reúne os professores de todos os segmentos com o objetivo de, através de palestras, troca de experiências e debates, incentivar a troca de informações, fortalecendo sua atuação no processo educativo. Se caracteriza por momentos ricos em conhecimento acadêmico e alegres como confraternização e reencontro.

  • Olimpíada das Bandeiras

    A Olimpíada das Bandeiras é um projeto bianual que transforma o esporte em veículo de desenvolvimento bio-psíquico-social dos atletas. Seu símbolo – as Bandeiras Vermelha, Azul e Verde – valoriza a participação de alunos, pais, professores e funcionários em competições de várias modalidades esportivas e incentivam o fortalecimento da vida associativa.

  • Valores / Meio-Ambiente

    Eleger "Valores" como projeto permanente significa exercitar práticas sociais e construir conhecimentos que permitam o desenvolvimento das capacidades necessárias para a participação efetivamente cidadã. É transformar a Escola num espaço de análise das questões sociais, assumindo a tarefa de intervir na realidade e não tratar os valores como conceitos ideais e abstratos, mas possíveis. É a educação para a cidadania.

  • Visitas Culturais

    O "saber" construído fora dos muros da Escola, nos espaços vivos, carregados de percepções visíveis e não visíveis e que confrontam a teoria e a prática, é significativo e estimulante tanto para alunos quanto para professores. Visitar museus, exposições e cidades históricas, praticar explorações de campo e frequentar teatros e cinemas, entre outras opções de visitas culturais, permitem o contato com diferentes tipos de informações e a elaboração do seu conhecimento de forma dinâmica.

  • Projeto Representatividade

    O Projeto Representatividade exalta a participação da comunidade Cambaúba para o fortalecimento do espírito associativo e se desenvolve pela atuação do Grupo de Pais Representantes, da Escola de Pais Cambaúba e da ADEMC (Associação Discente da Escola Modelar Cambaúba).

  • Semana de Ciências Sociais

    O Projeto é anual e composto de palestras, debates e oficinas em torno de um tema relevante e atual e que contempla conteúdos para o desenvolvimento de competências, habilidades e apreensão de valores, atendendo as especificidades de todos os segmentos.

  • Festival de Poesias

    O Festival de Poesias, projeto anual, tem como principais objetivos incentivar a pesquisa, a produção de textos, a sensibilização estética e a interdisciplinaridade, envolvendo todos os segmentos da Escola, através do estudo de um poeta ou momento literário. Na Semana da Poesia, acontecem palestras e oficinas com escritores e contadores de histórias, feira e balcão de troca de livros. No dia da culminância do Projeto, no Festival, as produções poéticas concorrem a prêmios em categorias por faixas etárias, ao mesmo tempo em que acontecem performances de teatro e apresentações de música e dança.

  • Dia da Família

    Refletindo sobre os aspectos da vida e da sociedade contemporâneas, incluímos o Dia da Família como projeto permanente da Cambaúba que homenageia, numa grande festa, os familiares como pais, avós, tios, irmãos e mais aqueles que as histórias de vida consideraram como tal.