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EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica e cumpre hoje, mais do que nunca, um papel primordial na formação de crianças para que estejam aptas a viver em uma sociedade plural, democrática e em constante mudança, Proporcionar um desenvolvimento ajustado emocionalmente, fisicamente, socialmente e intelectualmente, é o objetivo geral da educação infantil, considerando a criança, como um ser global, um cidadão capaz de viver em grupo para o bem comum.

As atividades pedagógicas propostas incentivam as crianças à vivência de diferentes situações para o seu desenvolvimento e aprendizagem. A dinâmica acontece em salas ambiente (incluindo Biblioteca e Laboratório de Informática Educativa) que fornecem meios para que as crianças exercitem sua maneira própria de pensar e ser, descobrindo e ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual pertencem, através de observações, diálogos, pesquisas e produções diversas.

Interdisciplinares e desafiadoras, essas atividades permitem que a criança cresça com criticidade, criatividade e autonomia, respeitando diversidades e individualidades, buscando o desenvolvimento harmônico em seus aspectos cognitivos, psicomotores e emocionais através de temas geradores, concebidos a partir do encadeamento de situações da realidade.

A ampla matriz curricular, organizada em práticas curriculares e complementares, permite a exploração das diversas áreas da aprendizagem como roda de conversa, artes visuais, música, recreação, atividades psicomotoras (jogos e brincadeiras), higiene, nutrição, literatura infantil, inglês, linguagem oral e escrita, conceitos de matemática, natureza e de sociedade e iniciação à informática, especialmente adaptadas às necessidades do desenvolvimento infantil.

 

ENSINO FUNDAMENTAL I

O Ensino Fundamental I corresponde ao período entre o 1º e o 5º ano e tem como objetivos essenciais que o aluno seja capaz de compreender cidadania como participação social em atitudes de cooperação e repúdio às injustiças, posicionar-se de maneira crítica e responsável nas diferentes situações, percebendo-se como agente transformador do ambiente, conhecer características do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais para preservação da identidade nacional, utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal e tecnológica – como meio para produzir e comunicar suas ideias e para adquirir e construir novos conhecimentos.

Para atingir tais objetivos, a Cambaúba caminha sobre uma matriz curricular bastante ampla e diversificada: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais (incluindo as aulas práticas no Laboratório de Ciências), Arte, Biblioteca, Educação Física, Iniciação à Informática e, para os alunos do 1º e do 2º ano, Xadrez. As possibilidades curriculares são dinamizadas pelos projetos interdisciplinares permanentes e pelos projetos alternativos.

Horários

De 2ª a 6ª feira, das 13h às 17h30min (1º e 2º ano) e das 13h às 18h (do 3º ao 5º ano).

ENSINO FUNDAMENTAL II

O Ensino Fundamental I corresponde ao período entre o 6º e o 9º ano e tem como objetivos essenciais que o aluno seja capaz de compreender cidadania como participação social em atitudes de cooperação e repúdio às injustiças, posicionar-se de maneira crítica e responsável nas diferentes situações, percebendo-se como agente transformador do ambiente, conhecer características do Brasil e do mundo nas dimensões sociais, materiais e culturais, enfatizando a necessidade de preservação da identidade nacional e utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica, corporal e tecnológica – como meio para produzir e comunicar suas ideias e para adquirir e construir novos conhecimentos.

Para atingir tais objetivos, a Cambaúba caminha sobre uma matriz curricular bastante ampla e diversificada: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola (a partir do 8º ano), Matemática, Geometria, História, Geografia, Ciências Naturais (incluindo as aulas práticas no Laboratório de Ciências), Arte, Educação Física, Iniciação à Informática (no 6º e 7º ano) e, Atualidade e Cidadania (no 6º e 7º ano). As possibilidades curriculares são dinamizadas pelos projetos interdisciplinares permanentes e pelos projetos alternativos.

Horários

De 2ª a 6ª feira, das 7h às 12h30min.

Obs: No turno da tarde são ministradas as aulas de recuperação, as aulas complementares e as aulas suplementares (todas ministradas pelos próprios professores).

ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio é considerado a etapa final da Educação Básica, ou seja, a etapa final de uma educação de caráter geral, afinada com a contemporaneidade e com a construção de competências que situem o educando como sujeito produtor de conhecimento.

O currículo, que contem a dimensão de preparação para o prosseguimento de estudos e de fortalecimento da cidadania democrática – desenvolvimento de competências cognitivas e culturais para o pleno desenvolvimento humano – contemplam as três áreas de estudo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

São disciplinas do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Arte, Educação Física, Matemática, Física (aulas teóricas complementadas em aulas práticas no Laboratório de Física), Química, Biologia (aulas práticas no Laboratório de Ciências), História, Geografia, Filosofia e Sociologia. As possibilidades curriculares são dinamizadas pelos projetos interdisciplinares permanentes e pelos projetos alternativos.

Horários:

  • 1ª série:

    Manhã: De 2ª a 6ª feira, das 7h às 12h30min Tarde: 3ª e 5ª feira, de 13h30min às 17h35min
  • 2ª série:

    Manhã: De 2ª a 6ª feira, das 7h às 12h30min Tarde: 3ª e 5ª feira, de 13h30min às 17h35min
  • 3ª série:

    Manhã: De 2ª a 6ª feira, das 7h às 12h30min Tarde: 2ª feira (de 13h30min às 16h50min), 3ª feira (de 13h30min às 17h35min), 4ª e 5ª feira (de 13h30min às 15h45min)

Obs: Nas tardes desocupadas de atividades regulares são ministradas as aulas de recuperação, as aulas complementares e as aulas suplementares (todas ministradas pelos próprios professores) e, também, aplicados os Simulados.