logo Escola Modelar Cambaba

O Cine Cambaúba foi realizado em uma 6ª feira, à tarde, após uma intensa semana de provas... e não poderia ter sido melhor!


O projeto contou com a exibição do filme "Fruitvale Station - A última parada" e uma roda de conversa entre os alunos do Ensino Médio e os professores Diego (Geografia), Rene (História) e Patrícia (Sociologia).

O filme, brilhantemente dirigido por Ryan Coogler, relata a história verídica de um jovem negro de 22 anos que é assassinado em uma estação de metrô nos Estados Unidos, em 2008. Durante a exibição, os olhos atentos dos alunos nem piscavam. Ao final, silêncio. Todos envolvidos por uma série de sentimentos e pensamentos diante de tudo o que tinham acabado de assistir.

Partindo de um paralelo entre Brasil e Estados Unidos, chegamos a análises sociológicas complexas e tão caras a nossa sociedade. Violência urbana e o abismo de desigualdades existentes em um mesmo território. Estereótipos sociais, preconceito, discriminação, raça e o racismo – velado ou declarado. A dinâmica renda-cor e como ela opera em cada sociedade. O porte de armas e a pena de morte, além de seus possíveis desdobramentos. Poder e a atuação do Estado, uma realidade entre a responsabilidade e o abuso. A influência das mídias e o papel das redes sociais em um mundo globalizado. Com tudo isso em jogo, o objetivo do projeto foi despertar nos alunos a reflexão sobre esses temas, além de estimular o potencial argumentativo de cada um.

Clique na foto e veja todas as imagens