logo Escola Modelar Cambaba

Durante o mês de setembro, as aulas de Sociologia da 1ª série do Ensino Médio contaram com explanações e debates sobre um tema extremamente importante: Teoria Política.

Após algumas aulas expositivas sobre conceitos como poder, política e Estado, os alunos tiveram que colocar a mão na massa! Através de um trabalho em grupo dividido em três etapas, eles puderam compreender um pouco mais sobre cultura política e o engajamento dos jovens nesta ciência.

A primeira etapa do trabalho consistiu na coleta de dados: os alunos, divididos em grupos, entrevistaram outros alunos do ensino médio para entender suas percepções e opiniões sobre cultura política. Todos foram entrevistados e responderam perguntas como: "O que você entende por "política"?"; "Você acredita que adolescentes entre 16 e 18 anos estão aptos a votar?" e "Você tem confiança no sistema político brasileiro?", além de outras perguntas, perfazendo um total de 10 questões.

Na segunda etapa, os grupos fizeram um relatório da pesquisa com os resultados dos dados coletados e apresentaram às suas turmas. Naquele momento, foi possível debater sobre o trabalho interpretar os dados e analisar qual a relação deles em um contexto mais amplo na sociedade. Por fim, os alunos apresentaram os dados gerais a todos durante o recreio. Assim, toda comunidade escolar teve acesso aos resultados obtidos na pesquisa que participaram.

Este trabalho teve o objetivo de aprofundar o entendimento dos alunos sobre a temática estudada neste trimestre, mostrar, na prática, como é feito um trabalho de pesquisa de campo dentro das Ciências Sociais e, principalmente, estimular novas formas de estudar e fazer com que eles se tornem autônomos na busca pelo conhecimento.

Clique na foto e veja todas as imagens