logo Escola Modelar Cambaba

O 3º ano do Ensino Fundamental contemplou a diversidade da paisagem natural e pode visitar diversos pontos históricos que contribuíram na formação histórica do nosso país. Percorreram a Ilha do Governador, utilizando um olhar histórico e geográfico neste lugar tão especial.

Um dos objetivos dessa visita cultural foi chamar a atenção para a diferenciação entre espaço e lugar

“Na experiência, o significado de espaço frequentemente se funde com o de lugar. “Espaço” é mais abstrato do que “lugar”. O que começa como espaço indiferenciado transforma-se em lugar à medida que o conhecemos melhor e o dotamos de valor (...)” (TUAN, 1983)

O ponto de partida foi a Escola Modelar Cambaúba. Os alunos percorreram desde o entorno do bairro do Galeão até o ponto histórico, o monumento da Pedra da Onça, localizada na Freguesia. Lá, puderam observar a pedra e compreender a lenda mais conhecida na Ilha do Governador.

“Foi muito interessante saber a história do lugar onde moramos. Conhecemos de perto a história do nosso bairro e da nossa Ilha! Que dia maravilhoso nós tivemos!!” (Depoimento das alunas – Letícia Fentanes e Júlia Xavier - turma: 303)

“Ilha do Governador
Gloriosa na tradição
És valente, também és bela
Da Guanabara graciosa inspiração.”
(Trecho do hino da Ilha do Governador)

Clique na foto e veja todas as imagens