logo Escola Modelar Cambaba

A 1ª série do Ensino Médio participou, nos dias 30/03 a 1º/04, da visita cultural à Região dos Lagos, um dos momentos mais aguardados e prazerosos do ano.

No primeiro dia foram realizadas visitas ao Sambaqui da Beirada, em Saquarema, ao pátio da igreja de Nossa Senhora de Nazaré, também em Saquarema, e ao Morro da Guia, já em Cabo Frio. Nesses locais, os alunos puderam perceber a integração das disciplinas de História, Biologia, Geografia e Física, através da observação das paisagens que os cercavam

A manhã do segundo dia foi dedicada ao município de Arraial do Cabo, com a visitação da Ladeira da Prainha, onde puderam observar a dinâmica do crescimento da cidade e seu sítio, além da visita a uma eclusa que pertencia a empresa Alcalis. No período da tarde, já de volta a Cabo Frio, visitamos o centro histórico da cidade, no bairro da Passagem, o Forte São Mateus e terminamos o dia na Praia das Dunas, estudando a formação do campo de dunas e todos os impactos sobre essa formação.

O terceiro dia foi marcado pelo passeio de escuna, com saída do Porto de Arraial do Cabo, rumo às prainhas do Pontal e da Ilha do Farol, além de um delicioso mergulho no costão da Praia do Forno. Dentro da escuna também ocorreu uma especial aula sobre fauna e flora marinhas com o auxílio dos mergulhadores, que colheram espécimes para ilustrar o momento.

Todas essas atividades foram documentadas através de textos criados pelos alunos sobre cada local visitado. Esse material, junto com fotos, foi disponibilizado às famílias em uma página do Facebook, o que proporcionou aos responsáveis um acompanhamento da viagem, enquanto ela estava acontecendo.

Na tarde do dia 1º de abril, os alunos voltaram ao Rio tristes pelo fim da visita e felizes por terem aproveitado cada segundo de conhecimento e convívio social.

Foi um sucesso total!

Clique na foto e veja todas as imagens