logo Escola Modelar Cambaba

Durante as férias de julho, seis alunos do Ensino Médio participaram de uma expedição científica em Honduras, acompanhados pela professora Alessandra Marques. A expedição fez parte de um projeto organizado pela Operation Wallacea, uma rede de acadêmicos de universidades da Europa e da América do Norte que organizam e implementam expedições de pesquisa sobre gestão de biodiversidade e conservação.

Na primeira semana da expedição, os alunos acamparam dentro do Parque Nacional Cusuco, com uma equipe internacional de acadêmicos que coletam dados sobre a emissão de carbono, a biodiversidade e os benefícios da comunidade para a floresta. Foram realizadas palestras e aulas práticas para observação e análises de morcegos, besouros, louva-a-Deus, cobras, salamandras, girinos, sapos e aves, além de medições florestais e treinamento de habilidades na selva. O curso de “canopy access” ofereceu a oportunidade de aprender a subir para o dossel das árvores usando uma técnica de acesso por corda. O curso é ministrado pela “Canopy Access Limited”, que trabalhou com a BBC e a National Geographic para levar cineastas e apresentadores ao dossel.

Na segunda semana, os alunos foram para Roatan, uma paradisíaca ilha caribenha. O principal objetivo da pesquisa nesse local é realizar o monitoramento anual das comunidades de corais e peixes de recifes para que a eficácia das estratégias de manejo no local possa ser avaliada. Esses esforços são executados junto aos programas educacionais projetados para oferecer aos alunos uma base sobre a ecologia dos recifes de corais. Para isso, foi oferecido aos alunos um curso complementar de treinamento de mergulho “PADI open water”. Após o curso, os alunos receberam aulas teóricas e práticas de identificação de corais, invertebrados e peixes associados aos recifes, além de aprenderem uma variedade de métodos e práticas utilizados para pesquisas científicas no ambiente marinho.

Além de todo conhecimento científico, os alunos também tiveram a oportunidade de aperfeiçoar o idioma Inglês, já que todas as aulas eram ministradas na referida língua, e também o Espanhol, o idioma oficial do país. Tiveram também a oportunidade de conhecer e vivenciar diferentes culturas, já que tiveram contato com ingleses, um estadunidense, uma equatoriana, uma mexicana, uma espanhola, canadenses, irlandesa, escocesas, chinês, suíça e outros.

Clique na foto e veja todas as imagens