logo Escola Modelar Cambaba

A viagem do 8º ano ao Vale do Café em 2019 teve a Fazenda São Luiz da Boa Sorte em Vassouras como base do primeiro dia de trabalho. Lá, os alunos tiveram contato com todas as etapas da produção de café, desde um tour guiado à Casa Grande, à Senzala, à Tulha, até ao museu do café, entre outros espaços do quadrilátero funcional da fazenda.

Assim, em todos os ambientes os alunos tiveram um panorama de todas as etapas do processo produtivo do café, inclusive informações sobre as relações sociais do período, as questões proporcionais e a ação do café no organismo.

Saímos da Fazenda São Luiz e nos dirigimos ao município de Barra do Piraí para a Fazenda Arvoredo, onde fizemos ”O chá da tarde com a Baronesa” e passamos a noite.

No dia seguinte, os alunos tiveram o período da manhã livre para aproveitarem o hotel e, à tarde, retornamos para Vassouras, agora para a praça Barão de Campo Belo, com o objetivo de conhecer, in loco, a riqueza proporcionada pelo ciclo do café na região e a estratificação social do período.

Clique na foto e veja todas as imagens