logo Escola Modelar Cambaba

Foi realizado, no dia 31 de outubro, o projeto “Visibilidade Social” com os alunos da 1ª série do Ensino Médio.


Fazendo parte da disciplina de Geografia e orientados pela professora Fernanda Antunes, os alunos desenvolveram o projeto, que tinha como objetivo conscientizar os alunos quanto à “invisibilidade social”. O conceito foi desenvolvido pelo psicólogo da USP, Fernando Braga da Costa. De acordo com essa teoria, a percepção humana fica condicionada à divisão social do trabalho e, com as diferenças de classes sociais, criam-se “seres invisíveis”, ou seja, enxerga-se apenas a função e não mais a pessoa que a exerce.

Sendo assim, os alunos foram convidados a olhar com mais atenção aqueles que estão a sua volta, principalmente os funcionários da Escola Modelar Cambaúba. Eles trocaram de lugar com esses funcionários, passando uma manhã atuando nas áreas de manutenção, inspetoria, cozinha, portaria e limpeza e praticando a empatia.

O projeto levou-os a um grande aprendizado, mostrando-lhes que, por trás dos uniformes, de funções e da diferença de classes sociais, existem pessoas e que com um simples “bom dia” essas pessoas podem sentir novamente que existem, que fazem parte da sociedade, e que estão sendo valorizados e respeitados pela comunidade escolar.

Vamos levar adiante esta ideia!

Clique na foto e veja todas as imagens