logo Escola Modelar Cambaba

Setembro foi escolhido para ser o mês de divulgação da campanha brasileira de prevenção ao suicídio. O objetivo é promover debates e divulgar o tema para assim alertar a população sobre a importância dessa discussão.

Neste ano, na EMC, a campanha trouxe um trabalho pautado no desenvolvimento da empatia e responsabilidade para iluminar questões relacionadas à valorização da vida.

Tendo como pano de fundo a campanha do Setembro Amarelo da nossa escola “EU QUERO PARTILHAR UMA VIDA BOA COM VOCÊ“, alguns professores do Ensino Fundamental e Médio, em parceria com o SOE, promoveram espaços para debate e reflexão.

O 6º e o 7º anos trataram do tema com a proposta de refletir sobre o que é amizade, apresentada pelo Prof. Ricardo (Cidadania) e a Psicóloga Ana Lúcia Hirth. Os alunos participaram de uma discussão e uma vivência na busca da reflexão sobre a importância dos relacionamentos de amizade em nossas vidas.

No 8º e 9º anos, o Prof. Diego (Geografia) levou os alunos à reflexão sobre o Setembro Amarelo, permeando alguns temas importantes que ficaram potencializados durante a pandemia, dentre eles o preconceito, a violência doméstica e a desigualdade social. A escolha desses temas teve como objetivo apresentar alguns dos dramas sociais que acabam tocando os alunos, tanto no ambiente externo como em uma realidade mais próxima. Assim, o debate apresentou, com exemplos próximos, como uma sociedade doente pode interferir na saúde mental de cada indivíduo. Após a realização da atividade que promoveu o debate, os alunos dividiram-se em grupos para construção de um mosaico com frases motivacionais.

No Ensino Médio, os alunos da 1ª e 3 ª séries assistiram a uma aula preparada pelo professor Leandro e a psicóloga Fernanda Neves. Na 2ª série, a parceria do SOE foi com o professor Ricardo. Em todas essas aulas aconteceram discussões sobre o que dá sentido à vida, questionando e refletindo sobre o conceito de felicidade. Falamos também sobre a importância dos vínculos familiares e sociais, pois é isso que nos faz suportar as dificuldades inerentes da vida.

Parabéns aos professores e alunos pelo trabalho lindo construído!