logo Escola Modelar Cambaba

Com o intuito de trazer a diversidade de esportes nas aulas de Educação Física, o 6° ano, no mês de junho, teve a oportunidade de vivenciar um esporte Paralímpico, o Futebol de 5. Nesta modalidade, os jogadores, que são deficientes visuais, utilizam uma bola adaptada com guizos. Eles também são orientados pelos técnicos e o goleiro. Atualmente o Brasil é tetracampeão Paralímpico nessa modalidade.

O Professor Francisco Leonez fez uma exposição das regras básicas sobre esta modalidade esportiva. Logo depois, os alunos andaram e correram vendados, com a mão sobre um barbante esticado na quadra. Mais tarde, a mesma atividade foi praticada sem o barbante. Ainda vendados, tiveram que achar a bola com guizos através da percepção auditiva e, ao comando de um amigo da turma, chutar para o gol. No último momento, os alunos vivenciaram um minijogo de Futebol de 5.

A atividade teve como objetivos fazer os alunos refletirem sobre o respeito ao próximo, perceberem as limitações de cada indivíduo e estimular a prática de diversas modalidades esportivas, visto que independentemente da deficiência, o esporte faz bem à saúde e à autoestima de qualquer cidadão.

Clique na foto e veja todas as imagens