logo Escola Modelar Cambaba

Vinte anos se passaram desde o dia que apresentei este projeto à direção pedagógica da escola. Um projeto com uma viagem de 3 dias, envolvendo as disciplinas de História, Geografia, Literatura e Artes, saindo do Estado do Rio de Janeiro e alcançando as Minas Gerais. Ao longo do tempo, o projeto foi se modificando. Passamos de 3 para 4 dias. Novas disciplinas, naturalmente, foram se incorporando ao trabalho de campo: Português, Química, Biologia e Física. E o conhecimento se desenvolveu único, a interdisciplinaridade aconteceu de forma natural, ao mesmo tempo muito planejada. A escola saiu da sala de aula e foi desenvolver conhecimento nas montanhas, ruas e ladeiras de Minas Gerais.

E este ano, nossos alunos vestiram a camisa da escola e do projeto na comemoração destes 20 anos de sucesso. E nos emocionaram. Eles, nestes 20 anos, foram essenciais para que a visita cultural chegasse até aqui.

O Colégio Providência de Mariana, que homenageou esta parceria de 20 anos num evento que teve até um bolo comemorativo, foi fundamental para o êxito do projeto. O colégio é perfeito para a integração e convivência de nossos alunos, pois seu espaço físico_ quadras, alojamentos, piscina_ permite que se viva intensamente em comum nossas diferenças. Seus funcionários também têm uma participação muito importante neste convívio.

As lembranças destes vinte anos estão vivas para todos nós, alunos e professores. Como disseram os meninos e meninas este ano, o conhecimento está muito além da sala de aula. É educação sentida. Não é conhecimento decorado e memorizado para uma prova. É memória viva guardada para sempre.

Professor Roberto Furtado - História

Clique na foto e veja todas as imagens