logo Escola Modelar Cambaba

Após um ano de muita dedicação e aprendizado dentro da modalidade, no início do mês de novembro aconteceu um grande festival de minivôlei dentro da nossa escola. O festival, que contou com a participação ativa de alunos, pais e responsáveis, teve como objetivo compartilhar o que os alunos aprenderam através de atividades conjuntas e jogos de vôlei.

1º e 2º anos:

Sabendo da natural imaturidade relativa à idade cronológica das crianças nesses anos escolares, começamos a introduzir as capacidades coordenativas básicas para a prática desportiva em geral, através de atividades e movimentos para desenvolvimento global da força, resistência, coordenação óculo-manual, relação tempo-espaço e coordenação motora. Posteriormente, os fundamentos básicos do vôlei puderam ser introduzidos gradativamente: o toque, a manchete, o saque, a cortada e, futuramente, o bloqueio. Atualmente, os alunos participam ativamente de um jogo introdutório no qual as regras e os fundamentos do vôlei são trabalhados instintivamente e de forma lúdica. No festival de vôlei junto aos pais, o objetivo foi demonstrar, na prática, o que os alunos aprenderam através de atividades de interação.

3º e 4º anos:

Muitos alunos das turmas de 3º e 4º anos já praticaram o voleibol nos anos anteriores. Nesses casos, foi dado prosseguimento ao planejamento a partir de atividades mais complexas e com jogos mais parecidos com o voleibol oficial. Nessa etapa, os fundamentos do jogo são requisitados com maior nível de complexidade, demonstrando o objetivo de cada um deles, de acordo com as regras do jogo. Novas capacidades coordenativas e valências físicas são trabalhadas, como a potência, velocidade e a agilidade. Os alunos de maior destaque foram encaminhados a participarem de atividades com alunos mais velhos e naturalmente mais habilidosos, com a finalidade de potencializar ainda mais o aprendizado.

É preciso entender o esporte, acima de tudo, como instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação, ao desenvolvimento das individualidades, à formação pessoal para a cidadania e a orientação para a prática social.

Clique na foto e veja todas as imagens