logo Escola Modelar Cambaba

As turmas da 1ª série do Ensino Médio pediram um espaço nas aulas de História, para debater temas relevantes, que possam auxiliar na compreensão do mundo em que estão inseridos. A Escola Modelar Cambaúba, ciente do seu compromisso com a construção do conhecimento através do protagonismo de seus alunos, atendeu às suas demandas e deu continuidade, nas aulas virtuais, ao projeto "Papo legal", criado em 2019.

O primeiro encontro deste ano, que ocorreu no dia 18/06, trouxe uma reflexão interdisciplinar sobre racismo e discriminação racial.

Nossos alunos, nas aulas anteriores, examinaram diferentes fontes, como gráficos, documentos, indicadores sociais e textos jornalísticos. Houve a análise das leis brasileiras contrárias ao racismo e à injúria racial. O trabalho de pré-leitura garantiu o cruzamento de saberes e o aprofundamento do tema.

O debate, sob uma perspectiva histórica abrangente e integrada, abordou também os desdobramentos sociais e legais do assassinato de George Floyd, bem como a onda de protestos contra o racismo nos EUA .

No evento, contamos com a participação dos professores Rafael (Geografia), Cristiane (História) e dos convidados, professor Marco Aurélio (Literatura) e de nossa querida ex-aluna e estudante de Direito na PUC/RJ, Gabriela Freire.

A nossa escola reafirma seu compromisso com os princípios de “respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos”.

Clique na foto e veja todas as imagens