logo Escola Modelar Cambaba

Durante o projeto “Culturas Brasileiras”, a Educação Infantil abriu as portas para vários temas. Um deles foi a importância de uma alimentação variada na infância, que promova a saúde, o crescimento, o desenvolvimento e previna problemas de saúde.

Na fase pré-escolar, a criança ainda está formando seus hábitos alimentares e deve ser estimulada a participar da escolha dos seus próprios alimentos, sabendo que uma refeição adequada deve contemplar os seguintes pontos: sabor; variedade; cor; harmonia e segurança sanitária.

Colocar 5 cores (amarelo, verde, vermelho, branco, marrom) no prato garante essa amostra variada, assegurando todos os nutrientes para uma refeição nutricionalmente completa. Mas sabemos que muitas crianças, mesmo acostumadas a comer certos alimentos desde pequenas, desenvolvem a seletividade por volta dos 3 ou 4 anos.

Com o objetivo de introduzir os vegetais na alimentação dos alunos, foram apresentadas duas atividades para as crianças. No primeiro momento almoçamos juntos. Sim, isso mesmo, foi “Um almoço divertido” através da atividade remota. Nela, eles escolheram os alimentos (entre cereais e vegetais) que mais gostam de comer. Porém, era importante que o prato tivesse “cor”. O desafio foi aceito e cumprido. As crianças montaram um prato divertido, representando animais, paisagens etc. O segundo momento foi “Um lanche animado”. A escolha das frutas era livre, com o mesmo objetivo: usar cores variadas e que tivesse algo que não costumavam comer no dia a dia, na tentativa de que experimentassem algo novo. O resultado foi tão positivo que aguardaram ansiosos, contando os dias para a realização do encontro.

Os alunos da Pré-escola I C perceberam como é importante inserir alimentos diferentes em sua alimentação diária e o quanto isso é benéfico para a saúde. Afinal, todos querem voltar para a escola saudáveis.

Nossos pequenos cumpriram mais uma missão possível!

Parabéns aos meninos e meninas da Pré-escola!!!