A Escola
Nossa História
Em 21 de abril de 1959 foi fundada a Associação da Escola Modelar Cambaúba, na Ilha do Governador, formada por um grupo de dezesseis famílias com o objetivo de criar uma Escola sem fins lucrativos, em que todos se sentissem responsáveis por sua manutenção.
-
Sócios Fundadores
Armando Rinaldo Balbi
Berta Hecker
Cezar Orlando Salles
Hélio Marcial de Faria Pereira
Jorge Torok
José Francisco de Faria Boselli
José Manuel Gomes
José Rodarte
Lucílio Teixeira de Castro
Ludwick Teicher
Luis Alberto Cerejo
Mário Araújo de A. Albuquerque
Ricardo E. Degenszajn
Udo Baungart
Vitor D. Leig
Zeferino Catta-Preta de Faria
-
Missão. Visão. Valores.
Missão
Temos o compromisso de proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade que desenvolva uma formação cidadã, despertando o pensamento crítico, empático e sustentável.
Visão
Ser reconhecida como instituição de ensino de excelência, inovadora, comprometida com o desenvolvimento social e formação integral dos nossos alunos, através da prestação de serviços com elevado padrão ético e de qualidade.
Valores
Manifesto
Nós acreditamos que a educação de qualidade é aquela que desenvolve a formação integral do cidadão, que desenvolva o pensamento crítico, que respeite o próximo, que busque um mundo mais sustentável e pratique a responsabilidade social.
Nós acreditamos que a educação de qualidade é aquela que aposta na participação ativa do aluno na construção de seu aprendizado, dando todas as condições necessárias para que esse ingresse na carreira que escolher e nas melhores universidades.
Nós acreditamos que, feita essa combinação, teremos o desempenho acadêmico de excelência e o respeito às diferenças e individualidades de cada aluno.
Nós acreditamos que o modelo de associação de pais em diálogo constante nos torna mais próximos para construirmos o processo educacional ideal para nossos alunos.
Por isso, desenvolvemos um projeto de ensino personalizado e com autoria, multidisciplinar, potencializando as habilidades de cada aluno e que, ao transcender o espaço da sala de aula, traga uma visão de diferentes áreas do conhecimento para o universo do discente.
Com o passar do tempo, a instituição acompanhou o crescimento dos alunos e passou a oferecer uma formação completa, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Em mais de seis décadas de ensino conquistamos um alto conceito em todo o Rio de Janeiro. Somos uma Escola renomada na Ilha do Governador, com tradição e inovação.
Associação da Escola Modelar Cambaúba (AEMC)
A Escola Modelar Cambaúba tem desde sua criação o pilar de ser uma Associação para que todos participassem da manutenção da Instituição. O crescimento e sucesso deve-se a este modelo que, ao longo dos anos, se provou um case de sucesso.
Em 1968 ocorreram as primeiras alterações no Estatuto, além dos fundadores, todas as famílias interessadas em matricular os filhos na Escola eram transformados em associados. Por isso foi criada a cota de participação, para manter a finalidade não-lucrativa e concentrar a gerência da Associação nas mãos dos pais.
O estatuto define que a Associação é uma iniciativa e uma responsabilidade das famílias. Em assembleias são eleitos uma Diretoria Executiva, um Conselho de Representantes, um Conselho Fiscal e um Conselho de Ética para operar a Instituição por um prazo de dois anos. Os cargos não conferem aos seus integrantes qualquer regalia em relação aos demais associados.
Em 24/06/1993 foi instituído na AEMC o Fundo de Garantia à Educação (FGE). O objetivo é beneficiar o aluno em caso de falecimento do associado titular, ou seja, fica garantido os estudos até a 3ª série do Ensino Médio, exigindo-se apenas uma carência de 24 meses a partir de seu ingresso ou retorno à EMC.
Toda a parte pedagógica da Instituição é feita por profissionais da educação altamente qualificados, o que nos permite manter a excelência.
Associação Discente da Escola Modelar Cambaúba (Ademc)
Em 1991 foi fundado a entidade representante dos alunos AEMC, para que eles tivessem uma voz ainda mais ativa dentro da Instituição. Por ano os alunos se organizam em chapas para eleger os representantes, é importante destacar que cada turma tem um aluno representante.
O objetivo da Ademc é desenvolver o trabalho em grupo e individual dos participantes, estimular a integração da Escola com a comunidade e a consciência crítica da prática democrática. Os projetos desenvolvidos são acompanhados por responsáveis da área pedagógica e da AEMC.
ASG
A sigla ESG é conhecida internacionalmente e significa Environmental, Social and Governance, no Brasil, adotamos a sigla ASG que significa Ambiental, Social e Governança.
- Uso de recursos naturais;
- Eficiência energética;
- Tratamento de resíduos;
- Coleta de materiais recicláveis;
- Cambaúba verde;
- Bicicletário;
- Placas Solares;
- Redução de Uso de papel e utilização de tecnologias para auxiliar no dia a dia;
Ambientais
- Políticas e relações de trabalho dentro da companhia;
- Relações de suporte à comunidade;
- Capacitação e cuidado à saúde dos funcionários;
- Capacitação e cuidado à saúde dos funcionários;
- Nossa política de recursos humanos de cuidar do bem estar dos nossos colaboradores, contratamos o plano de saúde para os funcionários que recebem até dois salários mínimos.
- Plano Dental;
- Seguro de Vida;
- Programa de formação continuada;
Responsabilidade Social e Política de Recursos Humanos
- Independência do Conselho de Representantes e Fiscal;
- Política de transparência da diretoria (relatórios trimestrais);
- Qualidade dos comitês de auditoria (Conselho Fiscal – interno e KPMG – externo);
- Responsabilidade fiscal e orçamentária;
- Compliance;
- Ética;
- Garantia dos direitos dos associados.
Governança
Liderança EMC
Título: Diretoria - Gestão 2024 - 2026
Diretoria - Associação da Escola Modelar Cambaúba
Presidente: (Bianca Reishoffer) Cleide Bianca de Albuquerque Reishoffer
Vice-Presidente: (Odila Nunes) Odila Mara Barcelos Nunes
1º Secretário: Rafael de Almeida Daltro Bosisio (Rafael Bosisio)
2º Secretário: Sandro Souza de Lima (Sandro Souza)
1º Tesoureiro: Danielle Teixeira Oliveira Borba (Danielle Borba)
2º Tesoureiro: Fernanda Menezes Cony Dantas Henriques (Fernanda Cony)
Conselho de Representantes
Presidente:
Tallita Souza de Oliveira Pignati (Tallita Pignati)
Conselheiros:
Ana Paula Ramos da Silva Dutra Martins
André Luiz Silva Galdino
André Soares da Silva
Adriana Costa Melo Cavalcante Prado Mendes
Alessandra Jacob
Gabriel da Silva Azevedo Jorge
Guilherme Hruby
Patrícia Feitosa Bonfim Stelling
Raquel da Costa Apollaro
Conselho de Ética
Titulares:
Cleide Bianca de Albuquerque Reishoffer
Odila Mara Barcelos Nunes
Antônio Carlos Alves de Castro Moura
Carlos Jorge da Silva Junior
Katia Moreira
Patrícia Akerman
Simone Faria Freire
Conselho Fiscal
Titulares:
Flávia Félix Machado de Araújo
José Antônio Meyer Pires Júnior
Michael Kersten
Extrato do Regimento
O Regimento Escolar com suas reformulações foi aprovado pela Diretoria da AEMC em dezembro/2014, conforme determina o §Único do Art. 57 do Estatuto, e registrado em 19/12/2014, no 5º Ofício de Registro de Títulos e Documentos (Protocolo n.º 927815).
Veja o Extrato do RegimentoEstatuto AEMC
Atualmente, está em vigor o texto do estatuto aprovado e homologado pela Assembleia Geral Extraordinária de 21 de outubro de 2024.
Veja o Estatuto AEMC