Projetos Integradores
-
Ubuntu – Eu sou, porque nós somos
“Ubuntu” é a noção de que não posso ser feliz se vejo meu semelhante sofrendo. Como posso ser feliz quando tenho tudo, mas pessoas ao meu redor passam necessidades? Estamos praticando a filosofia Ubuntu quando respeitamos as diferenças, somos tolerantes com as dificuldades das outras pessoas e estendemos a mão para ajudar aqueles que necessitam. A filosofia de vida africana mostrada no UBUNTU nos faz refletir sobre como estamos vivendo nossas vidas e como podemos fazer para melhorar o mundo no qual vivemos. Esse projeto é interdisciplinar e dura o ano inteiro, sendo discutido pelas disciplinas de História, Cidadania, Educação Física, Artes Cênicas e o SOE. Ubuntu é um projeto desenvolvido pelo 6º ano.
-
Feira das Nações
Como despertar nos alunos o interesse de viajar por diferentes países sem sair da escola? Aspectos culturais, linguísticos, históricos, econômicos, físicos e sociais dos diferentes países do globo são os objetos de estudo traçados pela equipe de professores (Geografia, História, Língua Portuguesa, Espanhol e Inglês), objetivando provocar nos alunos a vontade de pesquisar e apresentar de forma temática para a comunidade escolar toda a riqueza de sua pesquisa. Esse tipo de proposta, além de explorar as habilidades do 9º ano, também resgata habilidades das Ciências Humanas trabalhadas com os alunos em todo Ensino Fundamental, fazendo o papel de uma culminância dos anos finais desse ciclo. Além das habilidades, o projeto visa explorar nos alunos a capacidade de produção colaborativa e criativa. Feira das Nações é um projeto desenvolvido pelo 9º ano.
-
Teias da Linguagem
O projeto tem como objetivo oferecer mais uma oportunidade de ampliar os letramentos linguísticos explorados em sala de aula pelo professor regente. Assim, o aluno terá a possibilidade de rever conteúdos de Língua Portuguesa, sobre tudo os da esfera gramatical, contextualizados no espaço textual, lugar da manifestação e negociação dos sentidos construídos pela materialidade linguística. Teias da Linguagem é um projeto desenvolvido pelo 8º e 9º anos.
-
CineCambaúba
Os alunos entram em contato com os principais campos do pensar. Filmes com enredos interessantes são debatidos com dois professores, tendo como proposta desenvolver um olhar crítico sobre os enredos, apresentando apreciações estéticas, políticas e ideológicas dentro do contexto abordado.
-
Projeto Viagens Culturais
Nossas viagens seguem uma sequência histórica, abordando o conhecimento de maneira interdisciplinar. São aulas de campo que dão oportunidade aos alunos de construírem o conhecimento através de experiências práticas e interativas.
-
Desafio das Engenhocas
O ensino de Ciências torna-se mais dinâmico e atrativo quando tem como um de seus objetivos despertar a curiosidade dos alunos. Nessa atividade eles contam com o apoio e a orientação dos professores de Física, Biologia, Laboratório e Língua Portuguesa, estimulando grupos de estudantes a criarem e construírem uma engenhoca a partir de materiais simples do seu dia a dia. Esses dispositivos são pensados e construídos com o objetivo de fornecer uma solução criativa para a realização de uma função cotidiana simples, como acender uma lâmpada, por exemplo. Desafio das Engenhocas é um projeto desenvolvido pelo 9º ano.
-
Robótica
A Robótica tem como objetivo elaborar projetos educacionais, envolvendo a atividade de construção e manipulação de robôs. O sentido da iniciativa é proporcionar ao aluno mais um ambiente de aprendizagem, no qual possa desenvolver seu raciocínio, sua criatividade e seu conhecimento em diferentes áreas. Robótica é um projeto desenvolvido pelo 8º e 9º anos
-
Educação Financeira
A educação financeira promove a formação de consumidores conscientes e cidadãos críticos, capazes de promover o bem-estar próprio e da sociedade, através da construção de um comportamento financeiro consciente e técnico. Transmitiremos conhecimentos e ferramentas, facilitando o aprendizado para que os alunos utilizem os recursos disponíveis de maneira adequada, ensinando-os a fazerem melhores escolhas no uso e gestão do dinheiro, a fim de garantirem seu futuro, alcançarem objetivos e realizarem projetos de vida. Educação Financeira é um projeto desenvolvido pelo 8º e 9º anos.
-
Math Point
Neste projeto, as aulas são construídas de forma não tradicional, desafiando os alunos na resolução de problemas matemáticos, utilizando dinâmicas interativas. O Math Point objetiva reforçar e sanar dúvidas com relação ao conteúdo dos anos anteriores de uma maneira eficiente e diferenciada. Além disso, com empolgação e uma linguagem leve, busca-se mostrar aos alunos a beleza da Matemática. Math Point é um projeto desenvolvido pelo 8º e 9º anos.
-
Extensão Saberes, Sabores e Práticas Gastronômicas da Culinária Brasileira (UFRJ)
Trata-se de um projeto que objetiva ser fomentador de estratégias de valorização da cozinha brasileira. Buscamos propiciar maior conhecimento de ingredientes e pratos característicos. Para isso, propomos a realização de oficinas interativas na escola, através da troca de saberes e tendo a gastronomia nacional como temática. Neste contexto é incentivado o preparo de alimentos, visando a uma alimentação saudável e sustentável. O diálogo estabelecido nestes encontros norteia a elaboração de vídeos educativos sobre a utilização de ingredientes regionais e confecção de receitas, além de conter orientações sobre o cálculo dos custos das preparações e de venda, de modo que possamos estimular o empreendedorismo gastronômico no âmbito da culinária típica brasileira. As atividades serão realizadas por docentes e discentes dos cursos de Graduação em Gastronomia e Nutrição da UFRJ.
-
Corpo e Mente
Tem como foco a meditação, o relaxamento e a auto regulação. Busca o bem-estar e o equilíbrio emocional. Atende a todos os alunos a partir do 8º ano até o Ensino Médio e tem como meta preparar emocionalmente nossos alunos para os desafios das provas de ingresso nas universidades.
-
Conexões
O Projeto Conexões, que em 2022 completará 10 anos de existência, tem o formato de uma aula multidisciplinar, com o objetivo de apresentar um determinado item com diferentes olhares e abordagens. Assim, o aluno vê de maneira prática que as matérias não caminham de forma isolada dentro do ano que ele está matriculado nem dentro do próprio segmento. Na culminância do Conexões, buscamos inúmeras atividades práticas para que o aluno se torne protagonista da atividade.
-
Semana da Saúde, Semana da Matemática e Semana de Ciências Sociais
Abordam temas relevantes conectados às áreas do conhecimento e têm como diferencial a troca e o rodízio de professores entre os segmentos.
-
Oficina de trabalho
Este projeto aconteceu pela primeira vez em 2016 e veio atender a demanda de alunos que entram de férias em novembro (alunos que atingiram a média 7,0). São oferecidas várias oficinas com a colaboração dos professores que não estão mais em sala de aula (ex: Educação Física, Arte, Música, Redação, entre outros).
-
Grupo de Teatro Cambaúba
O projeto de teatro visa buscar o desenvolvimento da criatividade, memorização, socialização, vocabulário, rapidez no raciocínio e desinibição através de jogos, montagem de cenas e peças teatrais. Esse projeto tem como culminância um espetáculo teatral.
Salas Ambientes
- Sala de Artes
- Espaço Maker
- Biblioteca
- Laboratório de Ciências
- Quadra de Esportes
Unidade Cambaúba - Fundamental ao Ensino Médio
Atividades Vespertinas
As atividades vespertinas na Escola Modelar Cambaúba desempenham um papel significativo no desenvolvimento integral dos alunos do Fundamental II, proporcionando-lhes uma série de vivências e a oportunidade de explorar diversas áreas do conhecimento. As atividades são focadas nos conteúdos do segmento, alinhados com as habilidades e competências da BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
Robótica, Math Point, Teias da Linguagem, Educação Financeira e Linguagens em Ação são os projetos pedagógicos oferecidos aos alunos do 6º ao 9º Ano.
Serviço de Orientação Educacional (SOE)
Outro diferencial da Cambaúba é o Serviço de Orientação Educacional (SOE), que atua desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O objetivo é acompanhar e orientar cada aluno em seu processo de ensino-aprendizagem. Para que possamos ter um olhar atento e cuidadoso, cada segmento conta com a presença de uma psicóloga, que atua em parceria com a equipe pedagógica, professores e famílias.