A Escola Modelar Cambaúba tem como filosofia conscientizar seus alunos sobre o cuidado com o meio ambiente, formando um cidadão com responsabilidade social. Por isso, estamos investindo em ferramentas sustentáveis para reduzir os danos à natureza. Contamos com a geração de energia solar oriunda de uma usina própria, que pode ser considerada uma das maiores do Rio de Janeiro.



Os estudantes da Cambaúba são incentivados a repensar sobre desenvolvimento sustentável. Ao verem, na prática, o funcionamento das placas solares, um sistema de geração de energia limpa, eficaz e eficiente, os alunos percebem que a sustentabilidade não é apenas possível, é financeiramente interessante.



Além das placas, a Cambaúba possui programa de reciclagem em parceria com a Cooperativa Cooptubiacanga e faz, também, a reutilização da água da chuva, usada para lavar o pátio, regar as plantas e nas descargas dos banheiros.

Sustentabilidade

energia-solar

Energia Solar

Através das Placas Solares, a radiação solar é transformada em energia elétrica. Essa fonte é considerada renovável por ser obtida a partir de recursos não finitos e disponíveis. Atualmente, a Escola conta com uma das maiores usinas de energia solar da Ilha do Governador. Escolhemos diversificar a geração de energia da Escola com dois objetivos: reduzir o impacto no ecossistema e os gastos, já que a energia gerada pelas placas solares é jogada na rede elétrica, e isso é abatido na quantidade de quilowatts que usamos no mês, e no valor da conta de luz.



A energia solar também é considerada uma energia limpa por causar menos impactos negativos ao meio ambiente que outros formatos. Desde o início do uso da usina, já deixamos de emitir mais de três toneladas de CO2.



A capacidade de geração de kWh que temos atualmente possibilita uma produção de energia maior do que precisamos diariamente, ou seja, fornecemos o excesso para a rede elétrica. Assim, em momentos sem Sol, utilizamos a energia já gerada por nossa usina e também “vendemos” essa sobra para a empresa de geração de energia.

agua-reuso

Reutilização da Água

Com o objetivo de reduzir o consumo de água e evitar o desperdício, foi instalado na Escola um sistema que possibilita a captação de água da chuva para reaproveitamento em fins não potáveis, como limpeza do chão e uso nos banheiros. Isso também permite a redução no valor da conta.

cambanha

Doação de tampinhas e cápsulas de café

A Cambaúba realiza arrecadação de tampinhas de garrafa e cápsulas de café. Os alunos são engajados nessa missão.


A Escola recebe as doações e entrega para a ONG Rio EcoPets. O objetivo é arrecadar recursos para a castração de animais em situação de vulnerabilidade com a venda de tampas plásticas. Com a coleta desses materiais, a quantidade de lixo no meio ambiente é reduzida.

Área Do Associado