Objetivo do SOE

Promover o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, conforme previsto na Base Nacional Curricular (BNCC), estimulando o protagonismo das crianças e jovens. O ambiente escolar é um espaço rico em experiências individuais e coletivas, onde as habilidades e competências podem ser identificadas, trabalhadas e aprimoradas.

Ações do SOE

  • Acolher os alunos novos e suas famílias, auxiliando-os no processo de adaptação à escola.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos alunos, essencialmente nas transições da Educação Infantil para o 1º ano, do 5º para o 6º ano e do 9º para a 1ª série do Ensino Médio, favorecendo, assim, o processo de aprendizagem.
  • Despertar e/ou desenvolver nos alunos o compromisso e a responsabilidade, estimulando o protagonismo e a tomada de decisão responsável.
  • Acompanhar o aluno em seus desafios, identificando a necessidade de avaliação e tratamentos específicos, fazendo junto à família os encaminhamentos que se fizerem necessários.
  • Participar do processo de avaliação e recuperação dos alunos, levando em conta as necessidades educacionais de cada um.
  • Oferecer aos alunos o conhecimento das diferentes profissões e do mundo do trabalho, auxiliando no processo de escolha, na construção da sua identidade profissional e no seu projeto de vida.
  • Agir conjuntamente com a Coordenação de Turno no planejamento e realização de Conselhos de Classe e Reuniões.
Família SOE
#

Projetos

  • Projeto Ubuntu

    “Ubuntu” é a noção de que não posso ser feliz se vejo meu semelhante sofrendo. Como posso ser feliz quando tenho tudo, mas pessoas ao meu redor passam necessidades? Estamos praticando a filosofia Ubuntu quando respeitamos as diferenças, somos tolerantes com as dificuldades das outras pessoas e estendemos a mão para ajudar aqueles que necessitam. A filosofia de vida africana mostrada no UBUNTU nos faz refletir sobre como estamos vivendo nossas vidas e como podemos fazer para melhorar o mundo no qual vivemos. Esse projeto é interdisciplinar e dura o ano inteiro, sendo discutido pelas disciplinas de História, Cidadania, Educação Física, Artes Cênicas e o SOE.

Área Do Associado