aluno

Projetos

  • Arte em Toda Parte

    Proporcionar o contato da criança com diferentes linguagens artísticas e, em especial as artes visuais, em diferentes lugares da escola com materiais variados é o foco do nosso projeto. Acreditamos que, assim, a criança se desenvolve melhor, amplia sua visão do mundo e potencializa sua criatividade.

  • Construtores em Ação

    Através da exploração de diferentes materiais não estruturados, as crianças são encorajadas a criar várias possibilidades, dando um significado próprio ao material ofertado. Neste projeto, elas constroem, desconstroem, elaboram hipóteses, questionam e aprendem.

  • Autoconhecimento

    Consideramos que já na infância é importante reconhecer, nomear e validar os sentimentos e emoções, facilitando a auto regulação, contribuindo assim para construção de um indivíduo mais saudável e empático, capaz de lidar com os desafios da vida. Por isso, nosso projeto tem como objetivo desenvolver o conhecimento sobre si mesmo e desenvolver as habilidades socioemocionais.

  • Livros Viajantes

    A literatura Infantil tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento da criança, pois acreditamos que é através dos livros e histórias que ela constrói conhecimento sobre o mundo, as pessoas e os sentimentos.

    Sendo assim, o objetivo desse projeto é despertar na criança o gosto pela leitura e ampliar o seu repertório cultural. Realizado pela instrutora de literatura, uma vez por semana, a criança tem a possibilidade de escolher um livro, levar para casa e compartilhar a leitura com seus familiares, fazendo com que esse momento seja único e prazeroso.

  • Este objeto tem história

    A cada semana, um aluno é sorteado para levar um objeto que tenha uma história. O objeto pode ser uma roupinha de quando era bebê, um brinquedo especial, uma foto com a família, dentre outros. A família escreve na agenda a história deste objeto, e a professora conta para a turma enquanto a criança apresenta o que trouxe.
    O importante nesta atividade é a criança interagir com o grupo, a partir do objeto que ele escolheu.

  • Carrossel de Histórias

    Quando a criança ouve uma história, viaja na imaginação e expande seu repertório cultural. E, para potencializar essas habilidades, além dos momentos de contação de história, que fazem parte do nosso dia a dia, temos o “Carrossel de Histórias”.
    O projeto proporciona encontros interativos, realizados por diferentes colaboradores da escola ou membros das famílias, que fazem esse momento ficar ainda mais especial.

salas

Ambientes

  • Sala de Referências
  • Sala de Música
  • Ateliê de Artes
  • Quintal
  • Sala de Psicomotricidade
  • Sala de Jogos
  • Tecnologia Educacional ou Educativa
  • Sala de Literatura Infantil
  • Biblioteca Cecília Meireles
  • Ateliê de Construções
  • Playground Multifuncional
  • Espaço de estimulação - Berçário II
Ambientes Prancheta

Unidade Colina - Educação Infantil

Sala de Artes

A criança da Educação Infantil da Cambaúba explora os sentidos de todas as atividades que executa. É por isso que contamos com um ambiente propício para explorar os potenciais dos nossos alunos.

Sala de Psicomotricidade

O trabalho com a psicomotricidade materializa os direitos de aprendizagem propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É por isso que um dos ambientes que compõem a Educação Infantil é a Sala de Psicomotricidade, que possui materiais selecionados e adaptados para o desenvolvimento das atividades.

Sala de Literatura

Na Sala de Literatura, nossos alunos têm contato com uma variedade de livros literários, desenvolvendo a criatividade, a linguagem, a ampliação do vocabulário, além de despertar sentimentos e emoções.

Sala de Música

Entendemos que a música amplia e facilita a aprendizagem das crianças. É por isso que temos a Sala de Música, que estimula o bom convívio social, a harmonia, o desenvolvimento da fala, da respiração, da autoestima e do próprio desenvolvimento cognitivo da criança.

Sala de Tecnologia Educacional

Acreditamos que o uso da tecnologia como aliada do processo educacional estimula o desenvolvimento de competências importantes para o crescimento intelectual dos pequenos. A Sala de Tecnologia oferece recursos de programação e de atividades, utilizando aplicativos nos computadores, Ipads e quadro interativo.

Ateliê de Construções

O ambiente, criado com objetivo de estimular diferentes habilidades dos pequenos, conta com diversos materiais não estruturados para que as crianças criem várias possibilidades, dando significado próprio ao material ofertado.

Parque Interno

Acreditamos que o Parque é muito importante para o desenvolvimento das nossas crianças, por isso foi construído para melhor atendê-las. O espaço também ajuda na coordenação motora, na socialização da criança e na percepção do mundo que tem à sua volta.

                                   

Biblioteca Cecília Meireles

Aqui incentivamos o contato com os livros desde o Berçário II. É por isso que, além da nossa Sala de Literatura, temos a Biblioteca Cecília Meireles. O espaço fica na entrada da Escola, possibilitando que as crianças, logo na chegada, tenham contato com obras diversificadas. Os livros são doados pelas famílias.

Sala de Jogos

As brincadeiras lúdicas contribuem para o desenvolvimento infantil de forma integral, influenciando nos campos cognitivos, emocionais e psicomotores. Na Sala de Jogos, os alunos desenvolvem o raciocínio lógico matemático, a compreensão de regras, a interação e troca entre os pares.

Canteiro

Envolver nossas crianças no cuidado com as plantas traz benefícios emocionais, cognitivos e sociais. É por isso que temos o Canteiro, ambiente onde são desenvolvidas atividades relacionadas à jardinagem, seja cultivando ou realizando a manutenção.

Parque Externo

Não há como pensar a infância sem pensar no brincar ao ar livre. É por isso que aqui temos um Parque também da área externa. É um ambiente com inúmeras possibilidades que proporcionam o desenvolvimento das nossas crianças, além do contato com a natureza.

Unidade – Educação Infantil

Nossos espaços foram pensados para atratividade e conforto. São preparados para auxiliar profissionais e alunos no dia a dia do ensino e aprendizado.

A Educação Infantil da Cambaúba é dividida em práticas curriculares e complementares. Desde o Berçário II, as crianças têm aulas de Inglês, Artes, Educação Física, Literatura e Tecnologia Educativa. Partimos de temas geradores que se entrelaçam com os cinco campos de experiência, trazidos pela BNCC. Os alunos também fazem experimentos de escrita espontânea, levantam hipóteses, questionam e desenvolvem noções de matemática, tudo isso de forma lúdica e prazerosa.

Integral - Do Berçário II à Pré-Escola II

O Integral da Escola Modelar Cambaúba promove experiências que vão além da sala de aula. O objetivo do horário, além da escolaridade regular, é oferecer uma rotina de atividades para ampliar o repertório das crianças, além dos cuidados de higiene pessoal e alimentação.


Atividades de enriquecimento do currículo
Culinária, jardinagem e artesanato são algumas das atividades de enriquecimento planejadas pela instrutora que acompanha as crianças. Essas práticas são desenvolvidas conforme o planejamento de cada grupo, alinhando-se aos interesses dos alunos.

Musicalização
O trabalho de musicalização vai além do entretenimento, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. A musicalização favorece a sensibilidade, a criatividade, a noção rítmica, o prazer pela audição musical, além de contribuir para o desenvolvimento da imaginação e concentração.

Capoeira
A capoeira desenvolve a consciência corporal, melhora a coordenação motora e exercita agilidade, flexibilidade e equilíbrio. Além disso, a prática da capoeira também contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Funcional Kids
O professor estimula as crianças através de exercícios de corrida, saltos, agilidade, velocidade, coordenação, força e equilíbrio, além de jogos competitivos e cooperativos. A modalidade direcionada para os alunos menores oferece atividades desafiadoras dinâmicas e que promovem o desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras, assim como a socialização.

Atividades recreativas
Em nosso ambiente educacional, proporcionamos uma variedade de atividades recreativas tanto no Parque Interno quanto no Parque Externo. Essas atividades visam estimular o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças, oferecendo oportunidades de diversão, interação e aprendizado em ambientes seguros e enriquecedores.

Alimentação
O cardápio é preparado por uma nutricionista, que elabora o menu diário pensando nos nutrientes necessários para o desenvolvimento de cada faixa etária. Este é enviado às famílias no início de cada mês.

SOE - Serviço de Orientação Educacional (SOE)

Outro diferencial da Cambaúba é o Serviço de Orientação Educacional (SOE), que atua desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O objetivo é acompanhar e orientar cada aluno em seu processo de ensino-aprendizagem. Para que possamos ter um olhar atento e cuidadoso, cada segmento conta com a presença de uma psicóloga, que atua em parceria com a equipe pedagógica, professores e famílias.

Cambaúba

Dúvidas ?

10:20 pm
Agende uma visita