Nossa História

Em 1959 foi fundada a Associação da Escola Modelar Cambaúba, na Ilha do Governador, formada por um grupo de dezesseis famílias com o objetivo de criar uma Escola sem fins lucrativos, em que todos se sentissem responsáveis por sua manutenção.

historia

Com o passar do tempo, a instituição acompanhou o crescimento dos alunos e passou a oferecer uma formação completa, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Em mais de seis décadas de ensino conquistamos um alto conceito em todo o Rio de Janeiro. Somos uma Escola renomada na Ilha do Governador, com tradição e inovação.

historia

Associação da Escola Modelar Cambaúba (AEMC)
A Escola Modelar Cambaúba tem desde sua criação o pilar de ser uma Associação para que todos participassem da manutenção da Instituição. O crescimento e sucesso deve-se a este modelo que, ao longo dos anos, se provou um case de sucesso.

Em 1968 ocorreram as primeiras alterações no Estatuto, além dos fundadores, todas as famílias interessadas em matricular os filhos na Escola eram transformados em associados. Por isso foi criada a cota de participação, para manter a finalidade não-lucrativa e concentrar a gerência da Associação nas mãos dos pais.

O estatuto define que a Associação é uma iniciativa e uma responsabilidade das famílias. Em assembleias são eleitos uma Diretoria Executiva, um Conselho de Representantes, um Conselho Fiscal e um Conselho de Ética para operar a Instituição por um prazo de dois anos. Os cargos não conferem aos seus integrantes qualquer regalia em relação aos demais associados.

historia

Em 24/06/1993 foi instituído na AEMC o Fundo de Garantia à Educação (FGE). O objetivo é beneficiar o aluno em caso de falecimento do associado titular, ou seja, fica garantido os estudos até a 3ª série do Ensino Médio, exigindo-se apenas uma carência de 24 meses a partir de seu ingresso ou retorno à EMC.

Toda a parte pedagógica da Instituição é feita por profissionais da educação altamente qualificados, o que nos permite manter a excelência.

Associação Discente da Escola Modelar Cambaúba (Ademc)
Em 1991 foi fundado a entidade representante dos alunos AEMC, para que eles tivessem uma voz ainda mais ativa dentro da Instituição. Por ano os alunos se organizam em chapas para eleger os representantes, é importante destacar que cada turma tem um aluno representante.

historia

O objetivo da Ademc é desenvolver o trabalho em grupo e individual dos participantes, estimular a integração da Escola com a comunidade e a consciência crítica da prática democrática. Os projetos desenvolvidos são acompanhados por responsáveis da área pedagógica e da AEMC.

Liderança EMC

Título: Diretoria - Gestão 2020 - 2022
Diretoria - Associação da Escola Modelar Cambaúba
Presidente: Leonardo Fischer Peçanha
Vice-Presidente: Rafael de Almeida Daltro Bosisio
1º Secretário: Ricardo Janechine Stelling
2º Secretário: João Paulo Rodrigues da Silva
1º Tesoureiro: Rafael Machado Rocha
2º Tesoureiro: Fernanda Menezes Cony Dantas Henriques
Conselho de Representantes - Associação da Escola Modelar Cambaúba
Presidente: Carlos Magno Santana de Souza
Dyogo Campino Vieira
Georgia Correa Atella
José Marques da Silva Filho
Luciana Bose de Paula Madureira
Luciano Nunes Prudente
Patrícia Pimentel Barbosa
Conselho de Ética
Cynthia Linz de Azevedo
Carolina Neumann Keim
Hudson Leite Ferreira dos Santos
Suplentes
Rildo Soares Salgado
Bruno Cândido da Silva
Conselho Fiscal
José Antônio Meyer Pires Júnior
Jimmy de Oliveira Corrêa
Patrícia Vieira de Sá
Suplentes
Cesar Augusto de Sá Correia
Maria da Graça Machado Moreira Albuquerque

historia

Extrato do Regimento

O Regimento Escolar com suas reformulações foi aprovado pela Diretoria da AEMC em dezembro/2014, conforme determina o §Único do Art. 57 do Estatuto, e registrado em 19/12/2014, no 5º Ofício de Registro de Títulos e Documentos (Protocolo n.º 927815).

Veja o Extrato do Regimento

Nossas Instalações

A Escola Modelar Cambaúba tem duas unidades para atender as necessidades de todos os segmentos. Conhecida como Cambaubinha, a unidade da Rua Colina, n° 97, é toda pensada para os alunos da Educação Infantil com salas ambientes que potencializam o ensino de forma lúdica, criativa e personalizada. O Ensino Fundamental e Ensino Médio, ficam na Unidade da Rua Cambaúba.

As dependências são amplas e confortáveis, reunindo tecnologia para que os alunos possam viver as experiências enriquecedoras na sua formação. Os dois prédios são adequados ao desenvolvimento pedagógico de qualidade e que atende a todas as regras de acessibilidade.

Instalações da Educação Infantil:

Instalações do Ensino Fundamental
e do Ensino Médio:

Área Do Associado