aluno

Projetos

  • Pequenos Cientistas

    Os alunos participam de aulas no Laboratório de Ciências para trabalhar todo o processo da metodologia científica a partir da prática.

  • Criativa(Mente)

    Buscamos nas aulas de Arte oportunizar aos nossos alunos diálogos e experiências com o fazer artístico, visando ao desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e à pluralização de conhecimentos estéticos e sociais que envolvam muito mais que o conhecimento específico legitimado, como Arte pela cultura erudita.

  • Pequenos cientistas em ação!

    A alfabetização científica pode contribuir para uma melhor compreensão e atuação dos sujeitos no mundo. Sendo assim, as aulas de Ciências do EFI objetivam inquietar nossas crianças e desafiá-las a refletirem, questionarem e buscarem respostas sobre os problemas da vida humana, sobre o ambiente e sobre o desconhecido. A experiência prática é o melhor meio para a compreensão dos conceitos científicos (da Biologia, da Química e da Física) e, por isso, desde os anos iniciais os alunos do EFI frequentam os laboratórios da EMC. A partir do 4º ano, as aulas de laboratório entram na grade semanalmente, proporcionando aos alunos mais práticas investigativas entrelaçadas com o conhecimento teórico.

  • Entre Mundos e Palavras

    A literatura infantil desempenha um papel importante no desenvolvimento intelectual da criança. O objetivo do Projeto entre Mundos e Palavras é apresentar aos alunos a literatura infantil, visando desenvolver o prazer e o interesse pela leitura, bem como ampliar seus conhecimentos e sua criatividade. Nossos alunos podem frequentar a biblioteca diariamente. No entanto, uma vez por semana, há um encontro marcado, que é um momento do compartilhamento de histórias, de enriquecimento e troca.

    Nesse espaço/tempo, atividades diversificadas são desenvolvidas a partir das histórias apresentadas. Além da experiência vivida na biblioteca, o trabalho com literatura infantil no EFI conta com a parceria da PLIC. Anualmente, títulos variados, com diversidade de gêneros, temas e autores, são selecionados por essa empresa. Cada aluno adquire três livros, que serão disponibilizados pela professora durante todo o ano através de uma ciranda de livros.

    Semanalmente, a criança escolhe um livro e leva esse exemplar para casa.

  • Matemática digital alinhada ao currículo

    Nossa Escola conta com a parceria da Matific, plataforma interativa de matemática online que oferece jogos pedagógicos alinhados às exigências da Base Nacional Curricular (BNCC).

    Nosso objetivo com essa parceria é ampliar as experiências na área, promovendo o pensamento crítico, o interesse e a capacidade de resolver problemas, fazendo com que nossos alunos se apaixonem ainda mais por essa maravilhosa ciência. A gamificação, além de possibilitar uma aprendizagem lúdica e proativa, pode contribuir para o desenvolvimento de competências comportamentais e intelectuais.

  • Contos que Encantam

    "Contos que Encantam" é um dos projetos desenvolvidos pela equipe de Alfabetização da Escola Modelar Cambaúba. Os contos clássicos são de uma riqueza literária fantástica! Através das histórias compartilhadas, as crianças se relacionam com sentimentos como medo, coragem, esperança e tantos outros.

    Além dos elementos simbólicos de grande importância, as histórias ampliam a linguagem e o repertório das crianças e, como desde cedo nossos alunos são incentivados a ler e produzir suas próprias escritas, os contos muito colaboram para o processo da alfabetização.

salas

Salas Ambientes

  • Espaço Maker
  • Sala de Artes
  • Biblioteca
  • Laboratório de Biologia
  • Laboratório de Tecnologia
aluna

Contraturno

O Contraturno da Cambaúba é direcionado para crianças do 1º e 2º ano do Fundamental I. É uma importante possibilidade de complementação e ampliação das estruturas curriculares. As vantagens das atividades são inúmeras e beneficiam os alunos e a família.

Nossos diferenciais

Aqui valorizamos a autoria dos alunos e dos professores para estimular a criatividade e as crianças se sentirem parte do processo de aprendizagem. Trabalhamos a alfabetização a partir de uma concepção discursiva e através do diálogo. Nosso objetivo é fazer o aluno refletir e consolidar a construção do senso crítico.


Nosso Contraturno conta com várias atividades, como jardinagem, culinária, artesanato, capoeira e artes circenses. Estimulamos o senso crítico e o desenvolvimento de habilidades.

Outro diferencial da Cambaúba é o Serviço de Orientação Educacional (SOE), que atua desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O objetivo é acompanhar e orientar cada aluno em seu processo de ensino-aprendizagem. Para que possamos ter um olhar atento e cuidadoso, cada segmento conta com a presença de uma psicóloga, que atua em parceria com a equipe pedagógica, professores e famílias.

Cambaúba

Dúvidas ?

10:20 pm
Agende uma visita