Alunos da Cambaúba debatem questões globais em simulação inspirada em reuniões da ONU

Alunos da Cambaúba debatem questões globais em simulação inspirada em reuniões da ONU

Texto por: @admin

Com o tema “Ascensão de movimentos supremacistas e a luta contra a discriminação étnica e racial”, estudantes do Ensino Médio da Escola Modelar Cambaúba, na Ilha do Governador, realizaram Simulação de Sessões da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é que o aluno pratique e vivencie a sua realidade comportamental, normativa e política.

O Projeto Nações Unidas Cambaúba (PRONUC) compartilha dos mesmos anseios e desafios lançados pela ONU. Por meio de suas diversas atividades e nas mais variadas disciplinas, como filosofia, história e linguagens, oferecem aos alunos situações nas quais a empatia, o diálogo, o respeito aos direitos humanos e a cooperação sejam exercitados de forma consciente e intensa.

Os Modelos de Nações Unidas são atividades nas quais os alunos simulam serem diplomatas de um determinado país, defendendo a sua política externa, em um comitê da ONU ou de outras organizações regionais e multilaterais. Este ano, o Pronuc representou o funcionamento das Nações Unidas através da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU).

Ao assumir o papel de representante de um país, o aluno (delegado) tem que se despir ao máximo de suas próprias convicções e valores, para alcançar os interesses desse Estado, num cenário de tentativa de construção de um mundo melhor, papel maior da ONU.

A estudante Ana Julia de Oliveira, da 1ª série, falou da experiência em participar do projeto:

- Foi muito importante para a nossa aprendizagem. Houve muita dedicação e comprometimento ao longo do processo. O debate fluiu muito bem, por isso o resultado foi muito bom. É muito gratificante fazer parte deste evento e ter a oportunidade, enquanto estudante, de discutir questões tão importantes para a nossa realidade”.

Prática Pedagógica

De acordo com o a professora e responsável pelo Projeto, Cristiane Araújo, a atividade, como prática pedagógica, está na percepção de que uma aproximação da realidade pode trazer ao aluno incentivo e mecanismos eficazes para o seu aprendizado.

- O tema, proposto pelos próprios alunos, é indispensável para a discussão das relações sociais e interpessoais não só no Brasil, mas no mundo. Os alunos estiveram dispostos e comprometidos em repensar ações, perspectivas e soluções pacíficas diante do ‘discurso de ódio’ que nos rodeia. Esses jovens se comprometem em lançar sementes capazes de germinar a paz e o respeito à diversidade e à inclusão.

A diretora Pedagógica, Simone Freire, salienta que o projeto promove aos alunos o estudo e a pesquisa na área das Relações Internacionais, principalmente no que tange à diplomacia e à negociação nos moldes da ONU.

- Eles assumiram o lugar de líderes de Estado para debater dilemas mundiais, sempre com o propósito de manter a cooperação como solução para os problemas.

Data: 22/11/22